top of page

Gastronomia vegetariana e vegana: descubra um mundo de sabor com Tabule de Quinoa Tricolor

  • Foto do escritor: Aréa Aberta
    Aréa Aberta
  • 2 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura

Texto: Natielli Paiva


Nem todo vegetariano é igual. Geralmente pautado por um estilo de vida guiado por princípios morais, o vegetarianismo segue diferentes linhas, sendo as principais a ovolactovegetariana que usa ovos, laticínios e pode usar o mel e a vegetariana estrita que exclui da dieta todos os alimentos de origem animal. O termo vegano é usado para pessoas, que além de seguir uma dieta vegetariana estrita, elimina do seu estilo de vida produtos que usaram da força de trabalho animal, extração de matéria prima ou que foram testados em animais.

O vegetarianismo surgiu há cerca de 5 milhões de anos, o nosso antepassado mais antigo, o Australopithecus Anamensis, alimentava se de frutas, folhas e sementes, que poderia facilmente apanhar para se alimentar e vivendo em perfeita harmonia com os animais de pequeno porte. O termo veganismo foi inventado pelo ativista Donald Watson, que começou por um debate entre vegetarianos no início do século XX quando se colocou em pauta a questão ética de consumir alimentos derivados do leite, visto que de forma teórica consiste de derivação animal, assim como os ovos da galinha e o mel.

Seja por opção ética, questões de saúde ou ambas, a culinária vegetariana cresce em adeptos, provando que uma alimentação baseada em grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas, podendo incluir ou não laticínios, mel e ovos, é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais do organismo com muita cor e sabor.

Em 2016, a Sociedade Vegetariana Brasileira Recife (SVB) lançou em parceria com a Faculdade Santa Helena as primeiras Pós-Graduações do país em Alimentação Vegetariana e Nutrição Vegetariana. Em dezembro de 2017, no Festival Gastronômico Vegano, foi lançada a primeira Pós-Graduação em Gastronomia Vegana, em parceria com a Faculdade Metropolitana em Recife. O Senac do estado de São Paulo também disponibiliza cursos de cozinha vegetariana. Isso nos mostra como a cada dia vem crescendo esse estilo de vida que, para muitos, ainda não significa nada, mas para outros é uma pequena forma de contribuir com o meio ambiente e salvar os animais.

Para encerrar aqui vai uma receitinha de Tabule de Quinoa Tricolor:


Tempo de preparo: 25 minutos

Rendimento: 4 porções


Ingredientes:

½ xícara de quinoa tricolor 1 pepino japonês médiocortado em cubos 200 g de tomate-cereja cortado ao meio 1 cebola média cortada em cubos uma pitada de zátar uma pitada de pimenta-síria 3 colheres (sopa) de hortelã picada Sal a gosto 1 colher (sopa) de suco de limão ½ xícara de damasco seco picado ¼ de xícara de pignoli ¼ de xícara de azeite


Modo de preparo Coloque a quinoa em uma peneira de trama fina e lave bem os grãos em água corrente. Transfira para uma panela com água suficiente para cobrir os pequenos grãos. Cozinhe por 15 minutos ou até ficar macia, mas firme. Escorra muito bem e transfira para uma tigela. Em seguida, adicione os ingredientes restantes e regue com o azeite, misturando delicadamente. Sirva decorado com raminhos de hortelã.

Comments


​© 2018 por ÁREA ABERTA .

  • YouTube
bottom of page