top of page

As mídias digitais em sala de aula

  • Foto do escritor: Aréa Aberta
    Aréa Aberta
  • 4 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de jan. de 2019

Texto: Fernanda Lima


A cultura digital surgiu junto à microinformática, em meados dos anos 1970. Ao longo dos anos, as máquinas e computadores se desenvolveram e a sociedade começou a utilizá-las. Mas a grande difusão da cibercultura ocorreu nas décadas de 1990, com o advento da web.



Na era da tecnologia, é difícil disputar a atenção dos alunos com as redes sociais, jogos e diversas ferramentas disponibilizadas pela internet. O professor da contemporaneidade precisa atentar-se para esta nova maneira de conceber conhecimentos. É preciso sim inserir ferramentas tecnológicas no contexto escolar, afinal, é a realidade dos alunos, e sabe-se que há uma gama de ilustrações, vídeos interessantes e menos cansativos.

Uma pesquisa realizada com alunos de escolas públicas e privadas, retratou o anseio por aulas diferenciadas, pois segundo eles, a lousa e giz já é algo ultrapassado até mesmo para adultos.

Dentre os entrevistados, a aluna Ana Beatriz Cantadeiro ressalta que há jovens que conseguem aprender com mais facilidade por meio de professores “online” do que com aquele que está na sala, pois há recursos diferentes da sala de aula tradicional. Entretanto, ela ressalta que a tecnologia, por si só, não é capaz de transformar a prática de um professor.

Existem ferramentas tecnológicas especificas para o uso em sala de aula, tais como: tablets, celulares, lousa digital, evernote (agenda digital do aluno) e etc. Porém, é quase inviável em escolas públicas. A Priori, é preciso um investimento maciço do governo, eles precisam estruturar de maneira eficaz as ferramentas tecnológicas.

Há docentes conservadores que veem o uso de suportes tecnológicos como fontes para distração dos alunos e alienação, e há também os que defendem o uso, pois segundo eles, os alunos aprendem enquanto se divertem, Além disso, há plataformas que auxiliam o professor na elaboração e correção de atividades, e isto contribuí para a otimização do seu tempo, que poderá ser empregado para ajudar ainda mais os seus alunos.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


​© 2018 por ÁREA ABERTA .

  • YouTube
bottom of page